Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores
 
  Anabelle Loivos Considera Conde Sangenis
Concluiu o mestrado em letras (literatura portuguesa) na Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1999 e o doutorado em letras (literatura comparada), também na UFF, em 2005. Atuou durante onze anos na educação básica, lecionando língua portuguesa e suas literaturas e língua inglesa, em escolas públicas e privadas. Exerce a docência no ensino superior desde 2000, na graduação e na pós-graduação lato sensu. Professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Faculdade de Educação, pertencendo ao Departamento de Didática. Atualmente, dedica-se a pesquisas nas áreas de educação (com ênfase em história da educação e memória) e letras (com ênfase em literatura comparada, em didática especial da língua portuguesa e suas literaturas e em práticas pedagógicas e estágios supervisionados).
 
 

 

 
Didática e prática de ensino de língua portuguesa e literatura:
desafios para o século XXI

Lucelena Ferreira.(org.)
Anabelle Loivos Considera Conde Sangenis.(org.)
.
.
.
Didática e prática de ensino de língua portuguesa e literatura: desafios para o século XXI reforça a importância de se refletir sobre estas disciplinas nos cursos de formação para o magistério, num momento em que tanta ênfase se dá à formação continuada, e em que se pensa a língua e sua tradução literária como formas discursivas capazes de ampliar textos, horizontes e sonhos de quem ensina e de quem aprende — professores e alunos, em delicado vice-versa. Para o debate, Lucelena Ferreira e Anabelle Loivos Considera Conde Sangenis reuniram nove artigos de autores com reconhecida competência de pesquisa e reflexão na área, que ministram disciplinas pedagógicas de língua portuguesa e literatura em cursos de pedagogia e letras. O desejo é contribuir para traçar um panorama teórico e prático do que vem sendo feito pelo Brasil nessas disciplinas, com foco em seus atuais desafios.