Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores
 
  Anne-Marie Chartier
Doutora em Ciências da Educação, encarregada da formação de professores primários desde 1970. Trabalha desde 1996 no Service d’Histoire de l’Éducation, no Institut National de la Recherche Pédagogique (INRP). Suas publicações recentes abordam a história da escolarização da escrita, os métodos de ensino da leitura na França e na Europa ocidental e, mais amplamente, a história da formação dos professores e das práticas de ensino. Em português, publicou Discursos sobre a leitura 1880-1980 (Ática), com Jean Hébrard, e Práticas de leitura e escrita: história e atualidade (Ceale-UFMG, Autêntica).
 
 

 

 
Por que ler? Perspectivas culturais do ensino da leitura

Tania Dauster.(org.)
Lucelena Ferreira.(org.)
.
.
.
Discute o ensino da leitura e da escrita, tendo como contexto o curso de pedagogia. Entre outros assuntos, abordam-se: métodos históricos de letramento; o ensino de filosofia e técnicas de argumentação; rodas de leitura; diferenças entre a leitura oral e a silenciosa; a escrita autoral como forma de autodescoberta; o impacto do mangá e sua predominância pictórica na formação de novos leitores; as idiossincrasias da escrita “pessoal” e da “acadêmica”. Examinam-se, como objeto de pesquisa, as formas pelas quais os usuários leem e escrevem no cotidiano, dinâmica fundamental para ensejar uma resposta (entre muitas possíveis) à pergunta que dá nome ao livro: ler para compor a própria biografia.