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  Carlos Roberto Jamil Cury
Doutor em Educação e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).
 
 

 

 
Políticas educacionais, práticas escolares e alternativas de inclusão escolar

Verbena Moreira S. de S. Lisita.(org.)
Luciana Freire E. C. P. Sousa.(org.)
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Dois movimentos opõem-se atualmente na educação. De um lado, uma vertente internacional em defesa de uma sociedade mais justa, construída por meio de ações participativas dos cidadãos, fundamenta como dever do Estado uma escola de qualidade para todos. Do outro, medidas exigidas pela afirmação dos princípios capitalistas na globalização econômica influenciam diretamente as políticas públicas, inclusive as educacionais. Este livro integra um conjunto de quatro volumes contendo os textos dos simpósios e mesas-redondas apresentados no XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), realizado em Goiânia, cujo tema central foi “igualdade e diversidade na educação”.

 
 

 

 
Cidadania republicana e educação: governo provisório do mal. Deodoro e Congresso Constituinte de 1890-1891

Carlos Roberto Jamil Cury.
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Investiga dois momentos inaugurais da República: o governo de Deodoro da Fonseca e o Congresso Constituinte de 1890-91. Solidamente ancorado em documentação oficial e na legislação então adotada, o autor articula seu pensamento acerca da cidadania republicana e do papel da educação em torno de três eixos. O primeiro é o da formalização jurídica da República na Constituição e o do encargo substitutivo do governo provisório no vazio legal da transição de regimes. O segundo orienta a circunscrição da questão educacional no plano das ideias, concepções e representações dos constituintes de 1890. O terceiro reúne aspectos relativos a prioridades como a federação, a laicidade da escola e a função social do Estado.