Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores
 
  Edwiges Zaccur
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-doutorado pela University of London (Inglaterra) e pela University of Wisconsin (Estados Unidos). É professora permanente especial do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). É coorganizadora, com Antonio Flavio Barbosa Moreira e José Augusto Pacheco, de Currículo (2004) e coautora, em meio a outros onze autores, de Ensinar e aprender (2001), ambos pela DP&A.
 
 

 

 
Movimento: revista da Faculdade de Educação da UFF – n. 3

Vários autores.
.
.
.
.
Periódico de linha editorial pautada pela ênfase na pluralidade de ideias, teorias e propostas, dentro dos marcos da democracia e do respeito à liberdade de pensamento. Tem como compromisso construir um sistema de ensino público, gratuito, laico e de qualidade no Brasil e valorizar, mediante participação ativa no universo acadêmico e social, a dignidade profissional do conjunto dos trabalhadores da educação no país. Entre as seções temáticas, destacam-se artigos, resenhas, notas de pesquisa e de leitura. Estes três números têm os seguintes temas: juventude, educação e sociedade (n. 1); profissão docente: teoria e prática (n. 2); prática pedagógica: prática dialógica (n. 3).

 
 

 

 
Didática e prática de ensino de língua portuguesa e literatura:
desafios para o século XXI

Lucelena Ferreira.(org.)
Anabelle Loivos Considera Conde Sangenis.(org.)
.
.
.
Didática e prática de ensino de língua portuguesa e literatura: desafios para o século XXI reforça a importância de se refletir sobre estas disciplinas nos cursos de formação para o magistério, num momento em que tanta ênfase se dá à formação continuada, e em que se pensa a língua e sua tradução literária como formas discursivas capazes de ampliar textos, horizontes e sonhos de quem ensina e de quem aprende — professores e alunos, em delicado vice-versa. Para o debate, Lucelena Ferreira e Anabelle Loivos Considera Conde Sangenis reuniram nove artigos de autores com reconhecida competência de pesquisa e reflexão na área, que ministram disciplinas pedagógicas de língua portuguesa e literatura em cursos de pedagogia e letras. O desejo é contribuir para traçar um panorama teórico e prático do que vem sendo feito pelo Brasil nessas disciplinas, com foco em seus atuais desafios.

 
 

 

 
Cotidiano e diferentes saberes

Edwiges Zaccur.(org.)
Regina Leite Garcia.(org.)
.
.
.
As falas dos autores ajudam a entender a riqueza da diversidade e dos saberes (in)visibilizados no dia a dia. Para se aproximar de seus enigmas e captar sutilezas de seus movimentos, há de se aguçar a sensibilidade, praticando a descoberta e a revelação. Na lógica da pesquisa que espreita o cotidiano, autores brasileiros e estrangeiros disseminam e alimentam um instigante diálogo que precisa continuar. Importa pouco que se concorde ou discorde, mas sim que cada pessoa se sinta à vontade para entrar nessa conversação. Importa que as significações não se transformem em enunciados cristalizados, mas que suscitem novas enunciações que se insinuem nos espaços em branco.