Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores
 
  Ilka Schapper Santos
Graduada em Pedagogia e Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Em 2010 concluirá o doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na PUC-SP. É professora adjunta da UFJF. Tem experiência em Educação, com ênfase nos estudos que relacionam linguagem e produção do conhecimento.
 
 

 

 
Por que ler? Perspectivas culturais do ensino da leitura

Tania Dauster.(org.)
Lucelena Ferreira.(org.)
.
.
.
Discute o ensino da leitura e da escrita, tendo como contexto o curso de pedagogia. Entre outros assuntos, abordam-se: métodos históricos de letramento; o ensino de filosofia e técnicas de argumentação; rodas de leitura; diferenças entre a leitura oral e a silenciosa; a escrita autoral como forma de autodescoberta; o impacto do mangá e sua predominância pictórica na formação de novos leitores; as idiossincrasias da escrita “pessoal” e da “acadêmica”. Examinam-se, como objeto de pesquisa, as formas pelas quais os usuários leem e escrevem no cotidiano, dinâmica fundamental para ensejar uma resposta (entre muitas possíveis) à pergunta que dá nome ao livro: ler para compor a própria biografia.