Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores
 
  João Paulo G. Pimenta
Professor universitário, mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e autor do livro Estado e nação no fim dos impérios ibéricos no Prata (1808-28) (HUCITEC/FAPESP, 2002).
 
 

 

 
O “nascimento político” do Brasil: as origens do Estado e da nação (1808-25)

Andréa Slemian.
João Paulo G. Pimenta.
.
.
.
Deformada por sucessivas tradições de ensino que insistiram em versões “glorificadoras” do passado e distorcida por revisões caricaturais, a história do Brasil do início do século xix, da chegada da família real portuguesa aos anos seguintes à Independência, apresenta-se neste livro devidamente inserida no panorama mundial da Era das Revoluções, relacionada ao colapso do Império português e à independência das colônias da América espanhola. Os autores indicam como as diversas regiões que iriam integrar o Império do Brasil imprimiram marcas muito diferenciadas ao longo do processo de sua formação e como o “nascimento político” nacional refere-se a uma etapa decisiva da própria formação da nação brasileira.

 
 

 

 
História e imprensa: representações culturais e práticas de poder

Lúcia Maria Bastos P. Neves.(org.)
Marco Morel.(org.)
Tania Maria Bessone da C. Ferreira.(org.)
.
.
Derivado de seminário homônimo realizado na Uerj, este livro desvenda a trajetória dos meios de comunicação e seus agentes desde o raiar do século xix até os dias atuais. Filiados a diversas instituições acadêmicas do país, os autores mapeiam as principais linhas de produção historiográfica voltadas para as relações entre estudos históricos e imprensa, levando em conta novas pesquisas documentais e recentes perspectivas teóricas e metodológicas de abordagem, surgidas no âmbito da renovação historiográfica das duas últimas décadas. É uma prova do movimento de renovação por que passam hoje os estudos de história política, ao passo que demonstra seu enriquecimento na esteira dos avanços da história cultural.