Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores
 
  Marisa Lopes da Rocha
Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ, doutora em Psicologia pela PUC-SP, e pesquisadora do CNPQ.
 
 

 

 
Formação inventiva de professores

Rosimeri de Oliveira Dias.(org.)
.
.
.
.
Invenção é a palavra chave desse livro. Os autores, professores, pesquisadores e alunos da escola básica e da universidade, discutem as concepções tão arraigadas que tratam como objetos específicos e concretos os saberes necessários do professor. Aqui, em uma análise crítica dos processos de formação de professores, a busca é pelo indeterminado e pela ação, pela inseparabilidade entre conhecimento e vida. Em cada artigo a mensagem é clara: conhecer é agir, não é uma tarefa unilateral. Exige trabalho, experimentação e discussão em um exercício constante contra o cotidiano, contra as rotinas avassaladoras dos espaços e tempos escolares.

 
 

 

 
Deslocamentos na formação de professores:
aprendizagem de adultos, experiência e políticas cognitivas

Rosimeri de Oliveira Dias.
.
.
.
.
A discussão da aprendizagem de adultos e da formação de professores torna-se indispensável quando pensamos na dimensão da problemática em solo brasileiro e nos inúmeros programas governamentais e não-governamentais que buscam enfrentá-la. Neste livro, Rosimeri de Oliveira Dias busca abordar a questão a partir de deslocamentos nas políticas cognitivas com a perspectiva de desestabilizar a hegemonia que vêm operando no esquema de totalização da informação. Marisa Lopes da Rocha