Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores
 
  Pedro Angelo Pagni
Doutor em Educação (Marília) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Pós-Doutorado pela Universidad Complutense de Madrid. Professor assistente doutor da Unesp.
 
 

 

 
Lugares da infância: filosofia

Walter Omar Kohan.(org.)
.
.
.
.
Trata da relação entre infância e filosofia. Na primeira seção, aborda-se a infância, dialogando-se com o poeta mato-grossense Manoel de Barros e ressituando-a além da cronologia: a infância como o que educa, e não apenas como o que precisa ser educado; uma infância da educação, e não só uma educação da infância. Na segunda, destaca-se a questão literária, presente, por exemplo, na interrogação acerca dos conceitos de “história” e “pensar” que atravessam a tentativa de conceber o sentido da filosofia e da literatura infantil. Na terceira e última seção, os textos se detêm em temas relacionados, entre outros aspectos, a propostas de trabalho e pesquisas relativas à presença da filosofia no ensino fundamental.

 
 

 

 
Anísio Teixeira: a obra de uma vida

Carlos Monarcha.(org.)
.
.
.
.
Enfoca o sentido histórico, social e intelectual da obra do educador Anísio Teixeira (1900-71) e sua contribuição decisiva para a cultura nacional. Dotado de consciência e visão prospectivas, ele se preocupava em preparar os novos educadores para uma formação intelectual adequada, vislumbrada como emergência da modernidade. Propôs, assim, solucionar os males oriundos de uma sociedade competitiva, diferenciada, instável e secularizada, sob o signo de um tempo histórico dividido pela irrupção de múltiplos confrontos ideológicos — em outras palavras, situou a educação no centro de sua visão de mundo. Seu pensamento tornou-se legado que ainda ressoa no que hoje pode ser chamado de “tradição pedagógica liberal”.