Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores
 
  Ruy Moreira
Ruy Moreira é doutor em geografia humana pela Universidade de São Paulo, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, professor visitante dos cursos de graduação e mestrado em geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
 
 

 

 
Território, territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial

Vários autores.
.
.
.
.
O singular e o plural deste título, justapostos, implicam uma visão ao mesmo tempo una e múltipla da geografia. Tanto quanto a antiga dicotomia sociedade/natureza, a noção de território(s) deve superar o dualismo social/espacial que marca a maior parte do discurso das ciências sociais. Ao mesmo tempo que se reconhece ser o território um componente indissociável de todos os processos sociais, deve-se reconhecer também o caráter uno/ múltiplo das especificidades das problemáticas que ele expressa. A edição inclui aulas inaugurais proferidas por Milton Santos e Bertha Becker, respectivamente, aos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF.

 
 

 

 
O Brasil, a América Latina e o mundo: espacialidades contemporâneas – V. I

Aureanice de Mello Corrêa. (org.)
Márcio Piñon de Oliveira. (org.)
Maria Célia Nunes Coelho. (org.)
.
.
Este livro é resultado do VII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege), realizado em setembro de 2007 na UFF, em Niterói (RJ). Em meio a diferentes campos do conhecimento, busca-se uma estrutura que proporcione o debate científico e acadêmico em torno da categoria “espaço”. Do espaço da vida social e de sua reprodução cotidiana, articulada em diferentes escalas, ao das fronteiras e dos conflitos mundiais, nacionais e regionais e das grandes questões econômicas, políticas e culturais do mundo de hoje, examina-se a dimensão geográfica pertinente ou contingente e aponta-se para possíveis caminhos a percorrer e enfrentar.

 
 

 

 
Metrópoles e invisibilidades:
da política às lutas de sentidos da apropriação urbana

Catia Antonia da Silva.(org.)
Andrelino de Oliveira Campos.(org.)
.
.
.
Descortinar as invisibilidades das metrópoles; trazer luz aos invisíveis, aos excluídos da sociedade, marginalizados de alguma forma – é este o foco deste livro. Os invisíveis são aqueles muitos sujeitos que também contribuem na estrutura produtiva das cidades, mas que têm acesso dificultado aos direitos sociais e às políticas publicas, bem como não possuem lugar garantido no sistema de divisão do território em propriedades. Por não se encaixarem claramente em nenhuma parcela, costumam ser malvistos por grande parte da sociedade e não ganham a atenção das autoridades.

 
 

 

 
Espaço e energia:
Mudanças no paradigma sucroenergético

Júlia Adão Bernardes.(org.)
Catia Antonia da Silva.(org.)
Roberta Carvalho Arruzzo.(org.)
.
.
Compreender as mudanças no setor sucroenergético no contexto nacional, considerando a conjuntura atual marcada por diversas transformações econômicas, políticas e sociais que impactam a escala regional. Esse é o objetivo dos 18 pesquisadores reunidos neste livro, resultado do seminário “Reestruturação do setor sucroenergético brasileiro: novas e velhas espacialidades”, que ocorreu em 2012 na UFRJ.