Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Formação de professores: possibilidades do imprevisível

Joanir Gomes de Azevedo.(org.)
Neila Guimarães Alves
.(org.)
.
.
.

DP&A
ISBN 85-7490-273-XCód. barras 9788574901305
Brochura14×21cm120p.260g2004..

Col. O sentido da escola


Coed. SEPE

R$ 25.00

A noção de rede é fundamental na compreensão das identidades dos sujeitos. Somos seres múltiplos, pois fazemos parte de distintos contextos socioculturais. Educação familiar, classe econômica, crença religiosa, trajetória escolar, lazer e acesso ao conhecimento, entre outros aspectos, são fundamentais no desenrolar do fio condutor de nossas vidas. Integramos um movimento contínuo de ensinamento e aprendizagem, com espaço para que possamos (e devamos) nos surpreender e nos encantar com o novo, com a possibilidade do imprevisível. Todos esses elementos influenciam o processo de formação de professores(as), sobretudo a partir da perspectiva da práxis docente articulada ao cotidiano escolar. Nesse âmbito, teoria e prática fundem-se a ponto de não ser mais possível distinguir uma da outra: aprende-se fazendo; faz-se aprendendo. Este livro traz a voz de professores(as), que contam suas vivências em salas de aula e costuram as tramas de suas experiências de ensinar e aprender a jogar bola de gude, por exemplo, com alunos(as), razão máxima da docência.
 
  Sumário

A centralidade da prática na formação de professoras e professores
Joanir Gomes de Azevedo; Neila Guimarães Alves

De “abrobinhas” e “troca de figurinhas”
Joanir Gomes de Azevedo

Depois de aceitar o convite, fiquei esperando um “causo”
Paulo Sgarbi

Cotidiano: o espaçotempo do aprenderensinar
Dirceu Castilho Pacheco

Bola de gude e outras lições
Neila Guimarães Alves

Docência: feminino, singular e plural – a trivial diferença
Carmen Lúcia Pérez

Redes e formação de educadores
Luiz Carlos Siqueira Manhães