Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
O currículo nos limiares do contemporâneo

Marisa Vorraber Costa. (org.)
.
.
.
.

DP&A
ISBN 85-7490-326-4Cód. barras 9798574903261
Brochura16×23cm176p.310g2005..
R$ 30.00

Em tempos de Parâmetros Curriculares, de nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação e de novo Plano Nacional de Educação, é fundamental manter aberta e acesa a discussão sobre currículo. Embora essa afirmação pareça óbvia, as políticas educacionais mostram-se alheias às mais recentes análises do tema que situam as questões culturais no centro da discussão — uma lacuna evidente nas discussões sobre os currículos da escola brasileira que ainda se baseiam em conceitos antigos de poucos teóricos e que não conseguem dar conta das transformações aceleradas de nosso tempo.

O currículo nos limiares do contemporâneo vem preencher essa lacuna. Fruto do intenso trabalho de pesquisa do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), reúne os principais pesquisadores da área e aborda a questão curricular sob diversos aspectos, tendo sempre em vista as novas condições políticas e culturais deste fim de milênio. Escrito com extremo cuidado teórico e rigor em suas análises, o livro é claro e objetivo, apontando as principais questões que envolvem a teoria curricular na pós-modernidade de forma inteligente e acessível aos leitores.

 
  Sumário

Apresentação

Cap 1 A crise da teoria curricular crítica
Antonio Flávio Barbosa Moreira

Cap 2 Currículo e política cultural
Marisa Vorraber Costa

Cap 3 Etnia, raça e nação: o currículo e a construção de fronteiras e posições sociais
Dagmar Estermann Meyer

Cap 4 O Currículo e as diferenças sexuais e de gênero
Guacira Lopes Louro

Cap 5 Currículo e história: uma conexão radical
Alfredo Veiga-Neto

Cap 6 Leitura, literatura e currículo
Rosa Maria Hessel Silveira

Cap 7 Currículo e ciências – as especificidades pedagógicas do ensino de ciências
Maria Lúcia Castagna Wortmann

Cap 8 Currículo: tendências e filosofia
Ireno Antonio Berticelli