Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Por que ler? Perspectivas culturais do ensino da leitura

Tania Dauster.(org.)
Lucelena Ferreira
.(org.)
.
.
.

Lamparina
ISBN 978-85-98271-77-4Cód. barras 9788598271774
Brochura14×21cm248p.390g2010..
Coed. FAPERJ
Selo Altamente Recomendável — FNLIJ 2011
R$ 45.00

Este livro interessa a professores, pesquisadores da área de Educação e todos que acreditam no ato de ler como ferramenta de aprendizagem e fonte de crescimento pessoal. Teoria e práticas de leitura, leitores na escola e fora da escola, professores em formação, mangás e rodas de leitura, alfabetização e letramento são alguns dos temas do livro que, de muitas maneiras, responde à pergunta do título: Por que ler?

Aqui, renomados pesquisadores abordam questões que são hoje objeto de discussão no campo educacional: a formação de leitores e de mediadores de leitura; a importância da leitura literária na construção da subjetividade; a relação entre literatura e oralidade; os desafios à formação de professores, tendo em vista diferentes concepções sobre o ensino da língua; as novas e surpreendentes relações de crianças e jovens com os produtos da indústria cultural; o ensino da leitura na perspectiva histórica e suas controvérsias; a leitura sob o ponto de vista filosófico.

Nem sempre os esforços dos alunos resultam em aprendizagem de conteúdos das disciplinas, conhecimento do mundo, reflexão, viagem interior, descoberta de si, fruição, e tudo mais que leitores afortunados dizem encontrar. Por que será? Que leituras são cobradas, que práticas pedagógicas estão por trás disso? Serão os professores leitores? O que o ensino universitário está fazendo em prol da formação de professores leitores? Este livro denso e inspirador vai ajudar o leitor a pensar sobre essas e outras questões.

Marlene Carvalho
Doutora em Educação pela Universidade de Liège, Bélgica.

 
  Sumário

Por que ler?
Tania Dauster; Lucelena Ferreira

Letramentos na história da educação
Anne-Marie Chartier

Ler filosofias sem recorrer a uma filosofia primeira
Tarso Bonilha Mazzotti

Literatura e identidade: tecendo narrativas em rodas de leitura
Pedro Benjamim Garcia

Literatura e oralidade: escrita e escuta
Marly Amarilha

Leitura literária, escrita e formação de professores: aprendendo com Monteiro Lobato
Sonia Kramer

Teorias no campo educacional, práticas pedagógicas e formação docente: seus personagens e enredos
Ludmila Thomé de Andrade

Entre práticas de escrita, histórias ­e memórias: o memorial na formação de professores
Maria Teresa de Assunção Freitas; Ilka Schapper Santos

A relação do jovem com a imagem: um desafio ao campo de investigação sobre a leitura
Maria Luiza Oswald

A descoberta de si: representações e práticas de leitura e escrita de universitárias
Tania Dauster; Lucelena Ferreira; Anderson Tibau