Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação

Nadir Zago.(org.)
Marília Pinto de Carvalho
.(org.)
Rita Amélia Teixeira Vilela.(org.)
.
.

Lamparina
ISBN 978-85-98271-87-3Cód. barras 9788598271873
brochura14×21cm312p.400g20112. ed...
R$ 44.00

Predominam neste livro procedimentos adotados em situações concretas de pesquisa, questionamentos, incertezas e inquietações, proporcionando ao leitor um amplo quadro de exemplos, uma diversidade profícua de concepções do que seja a pesquisa sociológica no campo da educação. Estão aqui sistematizados e socializados parte de um aprendizado de anos de trabalho. São relatos de percursos localizados, específicos, mas que podem inspirar questões, levar à reflexão, servir como analogias a outras trajetórias com pontos em comum. São itinerários de pesquisa. Este livro é, portanto, referência a quem quiser empreender tentativas de investigar os processos educativos presentes na realidade da escola e nas práticas dos sujeitos sociais.
 
  Sumário

Introdução
Nadir Zago; Marília Pinto de Carvalho; Rita Amélia Teixeira Vilela

Primeira parte: impactos da pesquisa em educação – reflexões

Impacto da pesquisa educacional sobre as práticas escolares
Alda Judith Alves-Mazzotti

La “reflexividad” social y sus efectos sobre la investigación cualitativa de las realidades educativas
Agnès Van Zanten

Por entre planos, fios e tempos: a pesquisa em Sociologia da Educação
Inês Assunção de Castro Teixeira

Segunda parte: a escola como campo de pesquisa – balanços

A Sociologia dos Estabelecimentos Escolares: passado e presente de um campo de pesquisa em reconstrução
Leila de Alvarenga Mafra

O estudo de caso etnográfico em educação
Manuel Jacinto Sarmento

Terceira parte: práticas de pesquisa – a escola e o professor como focos

A observação do cotidiano escolar
Maria de Lourdes Rangel Tura

Um lugar para o pesquisador na vida cotidiana da escola
Marília Pinto de Carvalho

Profissão docente: refletindo sobre a experiência de pesquisa na abordagem sócio-histórica
Magali de Castro; Rita Amélia Teixeira Vilela

Quarta parte:práticas de pesquisa – em torno da escolarização

Questões teóricas e metodológicasnas pesquisas sobre família e escola
Geraldo Romanelli

Catadoras de dignidade:assimetrias e tensões em pesquisa no lixão
Lea Pinheiro Paixão

A entrevista e seu processo de construção:reflexões com base na experiência prática de pesquisa
Nadir Zago