Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Formação inventiva de professores

Rosimeri de Oliveira Dias.(org.)
.
.
.
.

Lamparina
ISBN 978-85-98271-94-1Cód. barras 9788598271941
Brochura17.5×24cm160p.300g2012..
Coed. FAPERJ
R$ 30.00

Invenção é a palavra chave desse livro. Os autores, professores, pesquisadores e alunos da escola básica e da universidade, discutem as concepções tão arraigadas que tratam como objetos específicos e concretos os saberes necessários do professor. Aqui, em uma análise crítica dos processos de formação de professores, a busca é pelo indeterminado e pela ação, pela inseparabilidade entre conhecimento e vida. Em cada artigo a mensagem é clara: conhecer é agir, não é uma tarefa unilateral. Exige trabalho, experimentação e discussão em um exercício constante contra o cotidiano, contra as rotinas avassaladoras dos espaços e tempos escolares.

Resultado de pesquisas desenvolvidas na Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), este livro trata a invenção não como um processo a mais, e sim como meio de entender a cognição. Não vale apenas o processo de entender os problemas, mas também a problematização em si, a invenção de problemas. Aqui o sujeito do conhecimento e o objeto conhecido são entendidos como efeitos de práticas cognitivas. Não há um sujeito pronto, um sujeito essencial, há um processo de produção de subjetividade através de práticas concretas, práticas que têm potência inventiva.

Pesquisa, políticas de cognição, conselho escolar, arte, biopolítica, modos de gestão e estratégias de formação são os temas tratados no diálogo entre escola e universidade. Através de seminários, grupos de trabalho e estudo e encontros de orientação se deu a composição cartográfica desta pesquisa sobre formação inventiva. Criação coletiva de um pensar, do desafio de manter vivo o campo problemático do cotidiano do ensino.

 
  Sumário

Prefácio
Adriana Marcondes Machado

Apresentação
Rosimeri de Oliveira Dias

Encontros e conversas entre pesquisas e conceitos

Formação inventiva como possibilidade de deslocamentos
Rosimeri de Oliveira Dias

Falando de pesquisa-intervenção na formação escolar
Marisa Lopes da Rocha

Conversando sobre políticas cognitivas e formação inventiva
Virgínia Kastrup

Conselho escola e práticas inventivas: pensando a gestão no dia a dia
Estela Scheinvar

Biopolítica: no que isso interessa aos educadores?
Sylvio Gadelha

Economias plurais... O que a escola tem a ver com isso?
Katia Aguiar

Encontros e conversas entre alunos e professores da escola básica e da universidade

Iniciação Científica Júnior e suas articulações com uma formação inventiva
Felipe Ribeiro
Lorranna Quintanilha
Madelaine Torres
Querem Tamer

Encontros e conversas sobre estética, experiência e amizade
Ariana Fonseca da Silva
Bruno da S R Macedo
Joice Gabriela R Barros
Valéria Vilhena

Abrindo-se para outras possibilidades entre escola básica e universidade
Leila S Jotha
Marilena dos Reis Peluso
Roseny Jussara T Cardoso

Posfácio
Rosimeri de Oliveira Dias
Estela Scheinvar