Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Política e polícia:
Cuidados, controles e penalizações de jovens

Acácio Augusto.
.
.
.
.

Lamparina
ISBN 978 85 98271 98 9Cód. barras 9788598271989
Brochura12.5×21cm224p.250g2013..
R$ 45.00

Acomodação. Conformismo. Moderação. Esse é o alerta de Acácio Augusto sobre a onda conservadora que nos envolve cada vez mais. Envolvidos por sedutoras e sutis armadilhas, caminhamos pelas ruas governadas pelo medo e pedimos mais leis e mais segurança, tornamo-nos policiais de nós mesmos. E acreditamos que isso é cidadania.

Com Foucault como principal interlocutor, Acácio questiona essa cidadania que se assemelha às condutas policiais; como isso se implantou em nós, em nossas relações; como nos acostumamos com a prisão a céu aberto e pedimos mais controle. Analisando o projeto Pró-Menino, da Fundação Telefônica, ele discorre sobre as práticas de controle a céu aberto de jovens considerados infratores pela perspectiva das insurgências, jovens “educados” pela prática do castigo e pelo exercício centralizado da autoridade, e mostra a passagem das ruas sem governo para o governo das ruas, exercido pelos próprios jovens que são alvos das políticas contemporâneas de assistência e penalização.

Como afirma Cecilia Coimbra, vice-presidente do grupo Tortura Nunca Mais (RJ), “Uma excelente análise crítica das políticas públicas voltadas, no Brasil, para crianças e adolescentes ditos em risco social — como o ECA, tão mitificado e naturalizado … Leitura imprescindível para qualquer um que queira pensar as … forças coercitivas que se anunciam em nome da inclusão, dos direitos, da participação, da segurança e da liberdade”.

 
  Sumário

Prefácio
Sérgio Salomão Shecaira

Apresentação

Produção da vida encarcerada

Governo das polícias

Ruas governadas

A céu aberto

Mais do mesmo da prisão

Metamorfoses

Tornar-se estranho aos controles

Referências