Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Pensar com Heráclito

Walter Omar Kohan.(org. e trad.)
Elvira Vigna
.(ilustr.)
.
.
.

Lamparina
ISBN 978-85-8316-000-7Cód. barras 9788583160007
Canoa19.5×21cm32p.300g2013..
Coed. FAPERJ
R$ 35.00

Heráclito é um enigma impossível de decifrar e impossível de não querer decifrar. Ele escreveu apenas um livro, do qual conservamos mais de cem fragmentos, sendo alguns muitos curtos, só palavras soltas. Mesmo assim, a força de seu pensamento é notável.

Os fragmentos abordam quase todos os temas: política, religião, ética, estética, antropologia, entre outros. O estilo é tão forte e próprio, que Hegel lhe atribuiu ser o fundador da dialética. É difícil que qualquer ser humano, filósofo ou não, não se sinta tocado pela sua potência e vitalidade. Nada em Heráclito é simples, de uma única forma. O enigma de Heráclito é também o enigma da filosofia, essa tentativa louca de compreender o que somos, onde estamos, para que vivemos. Disso tratam, com singular brilho e força enigmática, estes fragmentos, que nada afirmam ou negam, mas dão sinais de que o leitor, cada leitor, decifra na experiência da leitura.

Milhares de livros foram escritos sobre esses trechos. Nenhum dos grandes filósofos deixou de se encontrar em algum desses poderosos fragmentos de pensamento. Este Pensar com Heráclito é um convite a entrar na filosofia da mão de Heráclito, diretamente, sem intermediários nem mediações, frente a frente, pensamento a pensamento, de olhos abertos e dispostos a colocar em questão o que, hoje, nos parece certo e inquestionável e, depois deste livro, quem sabe, poderá ser de outra maneira.

 
  Sumário

Não contém sumário.