Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços

 

 
Todos pela educação?
Como os empresários estão determinando a política educacional brasileira

Erika Moreira Martins.
.
.
.
.

Lamparina
ISBN 978 85 8316 043 4Cód. barras 9788583160434
Brochura17.2×24cm144p.300g2016..
Apoio: Fapesp
R$ 35.00

“Realizado com base em rigorosa pesquisa empírica e bibliográfica, este livro constitui uma contribuição fundamental para a compreensão da dinâmica do empresariado na educação, mas, sobretudo, para a reflexão sobre o devir histórico-social e educacional de nosso País.

É sabido que uma nova configuração dos espaços público e privado da educação no Brasil vem se construindo desde as últimas décadas do século XX. Este não é um processo único do Brasil, muito pelo contrário, ocorre em praticamente todo o mundo ocidental. No entanto, possui características próprias em cada país, refletindo as especificidades das relações sociais locais. Trata-se de fenômeno presente, com destaque, no debate educacional e que tem recebido atenção de vários pesquisadores.

Faltava, no entanto, um trabalho que desvendasse a dinâmica de intervenção do setor privado no espaço público. É o que realiza Erika Moreira Martins neste livro sobre o movimento Todos Pela Educação, cujos principais méritos podem ser assim descritos: desnuda a atuação dos empresários brasileiros, os mais organizados da América Latina, na condição de “empreendedores de políticas educacionais”; identifica quem é o grupo que lidera esse movimento, a quem representa na sociedade brasileira e como os personagens e instituições vão constituindo uma rede de influências que se retroalimenta de forma constante e dinâmica; e detalha a inter-relação entre os diferentes entes governamentais e aquele que é o mais poderoso movimento empresarial constituído para atuar no campo das políticas educacionais.

A participação do empresariado na educação pública do País não é nova. Mais recentemente, no âmbito de uma crítica feroz ao papel do Estado na educação, a escola pública tem se transformado num importante nicho de mercado e num espaço de influência ideológica de diferentes setores conservadores da sociedade. Paralelamente, a educação pública passou a sofrer também um processo silencioso – e às vezes nem tão silencioso – de intervenção do setor privado nas decisões político-educacionais dos diferentes entes governamentais. Travestida de corresponsabilidade social, essa intervenção conta com mecanismos de cooptação da mídia e é amplamente amparada por ela, como mostra este livro.”

Nora Krawczyk, professora da Faculdade de Educação da Unicamp.

 
  Sumário

Prefácio
Luiz Carlos de Freitas

Introdução

Fatores antecedentes ao surgimento do Todos Pela Educação

Gênese, inserção na sociedade e programa de atuação do Todos Pela Educação

Pressupostos e princípios do Todos Pela Educação

Organização, estrutura e formas de atuação do Todos Pela Educação

Reorganização da Educação Básica pública brasileira

Considerações finais

Anexo 1
Rede de sócios-fundadores do TPE e principais entidades de pertencimento

Anexo 2
10 causas e 26 compromissos

Referências

Siglas e abreviações