Home Editora Livros Notícias Onomástica Distribuidores

Lançamentos

Antropologia
Ciências
Ciências sociais
Cinema e teatro
Comunicação
Dança
Direito
Educação
Filosofia
Geografia
História
Infantis e juvenis
Literatura

Música
Pedagogia
Política
Urbanismo

Editora Circuito

Todos
Lista de preços
Ciências
 
 

 

 
À luz das estrelas: ciência através da astronomia

Lilia Irmeli Arany-Prado.
.
.
.
.
Professora e pesquisadora do Observatório do Valongo (UFRJ), a autora mostra aos não familiarizados com as ciências exatas a estreita relação entre os elementos químicos e as estrelas. Após a compreensão de processos que ocorrem nos átomos e entre os núcleos atômicos, foi possível entender a principal fonte de geração de energia que as sustenta. A trajetória da compreensão interligada do microcosmo e do macrocosmo pode ser descrita, portanto, assim: do átomo às estrelas, e vice-versa. Conhecer o comportamento da matéria é entender aspectos importantes dos objetos constituintes do Universo. O livro, de linguagem objetiva, pode ser usado por leitores sem formação em física ou matemática.

 
 

 

 
Imagens na educação em ciências

Carmen Irene C de Oliveira.(org.)
Lucia Helena Pralon de Souza.(org.)
.
.
.
O objetivo deste livro é apresentar perspectivas de pesquisa que utilizam as imagens como objeto de reflexão no campo da educação em ciências. Há estudos que se ocupam da imagem fixa (fotografias, desenhos etc) em sua dinâmica nas diferentes práticas e materiais de ensino, ou em seu valor como documento para a história da área. Outros estão voltados para a imagem em movimento, preocupando-se, em grande parte, com a questão da leitura em sala de aula. E, ainda, estudos que abordam a relação entre as imagens e a educação com os meios de comunicação e as novas tecnologias. Mas é, sobretudo, sua implicação nos diferentes processos de ensino, de produção de conhecimento e de formação que sustenta a necessidade de discussões e pesquisas que versem sobre o modo como elas circulam nos diferentes materiais e espaços, e como elas nos permitem produzir sentidos.

 
 

 

 
Metodologia científica: a construção do conhecimento

Antonio Raimundo dos Santos.
.
.
.
.
Fornece o instrumental necessário para elaborar documentos acadêmicos e científicos. Apresenta um roteiro detalhado para a realização de pesquisas com rigor metodológico: escolha do tema, definição de objetivos, coleta de dados e redação final. É um livro básico para que alunos de graduação ou pós-graduação desenvolvam pesquisas e apresentem seus trabalhos conforme padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A preparação de originais de cunho científico exige critérios que agreguem coerência, clareza e coesão ao texto. Quem se dedica à atividade, portanto, deve ter o cuidado de normatizá-lo, sobretudo quando indicado para publicação.

 
 

 

 
Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador

Herivelto Moreira.
Luiz Gonzaga Caleffe.
.
.
.
Enfatiza os aspectos objetivos da pesquisa acadêmica respaldados por discussões paradigmáticas. Especialmente útil para o desenvolvimento profissional do professor-pesquisador, e para a elaboração de monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado em ciências humanas e ciências sociais aplicadas, o livro trata, entre outros temas, das etapas fundamentais do processo, como a problematização e a revisão da literatura, das bases epistemológicas do positivismo e do interpretativismo — e das tipologias inerentes a ambos os paradigmas —, da elaboração e administração do questionário, da análise dos dados coletados mediante esse instrumento e da redação dos relatórios e dos textos finais.